Transformação digital: automatizando uma curadoria de tendências
Timeline: 15 dias/120h | Atuação: Product Designer Solo

A Solução
Curadoria digital automatizada: usabilidade para o usuário e transparência para o negócio
Design de uma plataforma de curadoria de tendências e conteúdos por meio da transformação digital que englobou:
-
Fluxo simplificado para navegação intuitiva do usuário
-
Geração de tendências e sugestão de conteúdos personalizados feitos de forma totalmente automática, sem necessidade de intermediação humana
-
Perfil admin para o negócio, focado na visualização e transparência da utilização da ferramenta pelos usuários
O Problema
Um serviço para o futuro preso ao passado
O IEL oferecia uma curadoria de tendências para nortear empresas em decisões estratégicas para alcance de certos resultados de curto a longo prazo, porém isso era feito ainda em papel, o que:
-
Representava consumo de tempo e pessoal no cruzamento de dados
-
não condizia com o posicionamento inovador da empresa.
Pensando nisso, eles decidiram passar por uma transformação digital do serviço, levando essa geração de tendências para o digital e já pensando em um escalonamento para um sistema de assinaturas de planos no futuro para empresas interessadas.

Pesquisa e Levantamento de Requisitos
Do atendimento guiado à experiência autogerenciável: definindo prioridades
Já com o principal objetivo em mente, foram feitas várias reuniões com os stakeholders para entender melhor como o serviço atual funcionava e como isso poderia ser traduzido dentro de um contexto digital, sem um mediador direto, como acontecia na consultoria atual.
Com isso pudemos traçar requisitos mínimos para a primeira versão da plataforma. Para o MVP era importante que:
-
A plataforma fosse de fácil entendimento pelo usuário, já que todo o processo seria feito de forma autônoma.
-
Houvesse uma área para administração de assinatura pelo usuário.
-
O IEL tivesse um meio de administrar o conteúdo e acompanhar os dados de uso pelos usuários para metrificação do sucesso ou não da mesma.
Arquitetura da Informação
Estruturando a experiência para diferentes perfis de usuários
Com os requisitos definidos, parti para estruturar todo o conteúdo que a plataforma deveria ter e isso levou à divisão primária em 3 perfis: Usuário Empresa, Usuário Empresa Admin e Admin IEL.
-
Para os usuários da empresa, a visão global ficou a mesma, porém com algumas mudanças de permissionamento. De forma geral o novo fluxo previsto para o usuário trouxe textos claros e sucintos para guiar o usuário de forma mais precisa dentro da plataforma, além da adição de sugestões de filtros e indicações baseadas no comportamento do mesmo dentro do produto.
-
Para o IEL, a estrutura ficou totalmente voltada para o negócio, focando em: administração de empresas e usuários, adição e edição de conteúdos no geral (de tendências a conteúdos sugeridos). Considerando a necessidade também do acompanhamento do andamento do novo produto, a home foi pensada em um formato de dashboard para visão rápida e interativa com filtros.
Resultado Final
Proposta Entregue
Conclusões e lições aprendidas
O desafio da transformação digital
A transformação digital pode ser desafiadora, principalmente quando se trata de reinventar um serviço presencial, manual e personalizado em algo totalmente digital, sem a necessidade de uma intermediação. Esse processo requer muito estudo de cenários para poder trazer para o digital a clareza e simplicidade, facilitando a navegação do usuário. Essa aspecto também se torna o principal diferencial quanto ao sucesso ou não dessa transição do negócio, o que o torna muito delicado.
Próximos passos:
-
A primeira fase está em teste, conforme for a aceitação do público e retorno positivo, há a intenção de escalar o produto para atender no sistema de assinaturas, isso exigirá outros cuidados e adaptação na forma de visão e experiências oferecidas.